sexta-feira, 12 de setembro de 2014

I Jornada Nacional de História Antiga e Medieval e IV Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos: Religião e Religiosidade

A I Jornada Nacional de História Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Ponta Grossa, cujo tema é “Religião e Religiosidade”, foi criada para fomentar o desenvolvimento destas áreas da História, visto o crescente interesse de acadêmicos e professores nestes campos de pesquisa. Ao mesmo tempo, busca-se integrar a UEPG como um futuro centro de produção permanente do conhecimento em História Antiga e Medieval uma vez que outras universidades do Estado do Paraná mantêm pesquisas e realizam, com certa regularidade, eventos relacionados à Antiguidade e o Medievo. Fomentar os debates atuais em torno dos estudos da religião e da religiosidade a partir da reunião de diversos pesquisadores de renome nacional e internacional certamente contribuirá para o avanço na área das pesquisas. A programação da Jornada incluirá pesquisadores de diversas sociedades da Antiguidade (Mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma e China), e do Medievo, destacando a interdisciplinaridade entre as áreas de História, Arqueologia, Letras e Artes, visto a formação plural dos convidados.

O IV Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos: Religião e Religiosidade objetiva dar continuidade às propostas geradas em suas três edições anteriores e promover o debate acadêmico sobre a questão da religião e a sociedade nos três períodos históricos do Egito na Antiguidade: o faraônico, o helenístico e o romano, a partir de fontes textuais, epigráficas, papirológicas, iconográficas e arqueológicas. Tais documentos encontram-se presentes, em geral, nos monumentos do antigo Egito, testemunhos de uma sociedade ímpar não somente no contexto das civilizações da Antiguidade, bem como em permanências que ainda influenciam nossos dias. É inquestionável a profunda relevância dos estudos da Egiptologia no contexto das ciências humanas, com destaque para a História, a Arqueologia, a Antropologia e a Sociologia, sendo certo que o Brasil vem se tornando um reconhecido centro de pesquisadores e professores universitários profundamente comprometidos com o desenvolvimento e a cristalização dos estudos egiptológicos, visando enriquecer a produção intelectual, sobretudo historiográfica, da Academia brasileira. Entretanto, é fato que o espaço que a Egiptologia hoje ocupa nas universidades é reduzido, e mais ainda em se tratando dos ensinos fundamental e médio. Este evento propõe reunir pesquisadores da Egiptologia do Brasil, destacando-se do Rio de Janeiro, do Paraná, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Sua meta é consolidar a Egiptologia como disciplina essencial à Academia, mas também à toda sociedade brasileira, difundindo junto aos professores e alunos dos ensinos fundamental e médio, e sobretudo aos estudantes universitários, a importância do estudo do Egito Antigo.
Os eventos de caráter nacional são simultâneos e foram planejados para três dias, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
No dia 16, das 10h às 12h estão previstos o credenciamento e as inscrições finais para os ouvintes. Na parte da tarde, as 14h, haverá a abertura oficial da jornada com organização do evento, seguida pela conferência inaugural e por uma mesa-redonda de História Antiga. No princípio da noite, às 19h, iniciaremos as atividades do Encontro de Egiptologia.
No dia 17, das 8h às 9h45 teremos sessões de comunicações coordenadas para os inscritos com apresentações de trabalho. As mesas serão coordenadas por professores e acadêmicos envolvidos na organização. Das 10h às 12h teremos três minicursos simultâneos: dois com temática de História Antiga e um com de Medieval, que serão ministrados por professores convidados. Na parte da tarde, das 14h às 15h45 teremos uma mesa-redonda de História Medieval, seguida pela segunda conferência, das 16h às 18h, de História Antiga. Na parte da noite, das 19h às 22 horas, duas conferências sobre Mesopotâmia e Egito Antigo.
No dia 18, das 8h às 9h45 teremos as últimas sessões de comunicações coordenadas para os inscritos com apresentações de trabalho. Das 10h às 12h está prevista a continuação dos três minicursos. Na tarde da tarde, das 14h às 15h45 haverá uma conferência de História Antiga, e na sequência, das 16h às 18h, a conferência de encerramento sobre Medieval. Na parte da noite, das 19h às 22 horas, encerramos o encontro de Egiptologia com uma mesa-redonda.

Fonte: http://pitangui.uepg.br/eventos/JNHAM/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário