sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Fórum das Licenciaturas



 
O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas antecipou homenagem aos professores, por ocasião do Dia do Professor (15 de outubro), na abertura do Fórum das Licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta terça-feira (7), no Cine Ópera. Em sua sétima edição, com o tema ‘Gente que faz a escola’, o fórum se consolida como espaço de discussão sobre a formação de professores, oportunizando aos alunos das licenciaturas a reflexão sobre as práticas escolares, por meio de palestras, mesas redondas, exposição de painéis e relatos de experiência.
Na sua homenagem, Luciano Vargas pediu permissão para centrar sua fala em um único professor que, segundo ele, se coloca a frente de seu tempo, como uma pessoa que faz educação; colega de curso no Departamento de Engenharia Civil e instâncias administrativas; que cativa e gosta de ser cativada; professora, amiga, de gênio forte e intolerante com os alunos faltosos. A homenagem se dirige à professora Olinda Thomé Chamma, coordenadora do Fórum das Licenciaturas. Chamando a atenção para o tema do fórum (Gente que faz a escola) e o ambiente propício à homenagem aos docentes, disse que a professora Olinda deve ser espelho de dedicação para os novos professores e profissionais. “Certamente teremos melhores engenheiros e professores para a nossa sociedade”.
Em seu primeiro evento na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), como pró-reitor, o professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, se referiu à responsabilidade de conduzir um órgão marcado pelas realizações do seu antecessor (professora Graciete Tozetto Góes). Nesse sentido, destacou a realização do Fórum das Licenciaturas, que tem a proposta de debater a formação docente a partir da realidade da escola básica. Dentro desse objetivo, segundo ele, o fórum traz para sua programação pessoas que estão na escola, desenvolvendo experiências concretas, além dos discursos e teses acadêmicas. “A troca de experiências é a essência desse fórum”, disse.
Após a apresentação da Banda Escola Lyra dos Campos, regida pelo maestro Juliano Amaral, a programação do fórum trouxe o painel de abertura, com o tema “A educação para a convivência no espaço escolar”, exposto pelo professor Nei Alberto Salles Filho (UEPG) e as convidadas Zeneide Aparecida Inglês e Giovana Vieira da Rosa, diretora e pedagoga do Colégio Estadual 31 de Março. Nei Alberto falou sobre o Núcleo de Estudos Formação de Professores em Educação Para a Paz e Convivências (NEP/UEPG), que desenvolve ações com professores e escolas, disseminando aspectos conceituais e metodológicos da Educação para a Paz. Os objetivos da iniciativa são a informação, discussão, análise e proposição de ações relacionadas às convivências escolares, observando a Educação para a Paz como um elemento articulador nesse processo.
As professoras Zeneide Aparecida Inglês e Giovana Vieira da Rosa apresentaram o Projeto “Blitz da Paz”, que trabalha na perspectiva da melhoria da convivência escolar e familiar. Na sua exposição, evidenciaram o valor do trabalho com valores positivos no ambiente escolar; a construção de uma caminhada possível na escola, o gerenciamento de conflitos e a busca contínua do aprimoramento das vivências e convivências escolares. Após foi aberto espaço para debates, com a participação dos alunos das licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Química, alunos PDE, alunos EaD e convidados.
A noite de abertura registrou ainda a participação dos alunos do curso de Artes, João Marcos (piano) e Paulo Moura (vocal e violão).
Mais informações sobre o Fórum das Licenciaturas em uepg.vwi.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário