terça-feira, 27 de agosto de 2013

3º ECOM.EDU


APRESENTAÇÃO

Este evento se caracteriza como uma oportunidade de reunir pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação em comunicação e educação com professores do ensino fundamental e médio realizando uma troca profícua de experiências e proporcionando à sociedade o retorno do conhecimento que é produzido no âmbito da universidade. Nesta edição pretendemos ampliar ainda mais o seu alcance trazendo para a discussão alunos do ensino fundamental e médio que possam entrar em contato com o que está sendo produzido nesta área, incentivando-os a se interessarem pela pesquisa. O evento apresenta ainda uma reunião de pesquisadores da área de mídia-educação que pretende reunir representantes nacionais e internacionais para a realização de debates e de uma agenda conjunta de ações. Como na edição passada este evento será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

JUSTIFICATIVA

A produção de países Ibero-americanos tem estado cada vez mais em evidência em relação à análise e a compreensão das tecnologias de comunicação e informação no cenário internacional. Contestações, perfis inovadores, acuidade crítica, projeções regionais tem surgido de autores que se destacam pela radicalidade ou pela originalidade de sua produção intelectual. O Brasil, por motivos históricos, têm tido uma presença reduzida nos eventos continentais, embora conte com um acervo significativo de pesquisas com temáticas voltadas para a Comunicação e a Educação. O momento de Convergência Latino-Americana e do surgimento de novos paradigmas decorrentes das transformações advindas dos avanços tecnológicos, especialmente os relacionados à transmissão televisiva, nos motiva a pensar em um Evento nesse âmbito a fim de amadurecermos e socializarmos análises e intervenções na área. Há muito tempo as telas estão presentes na casa, na rua, no comércio, elas se multiplicam, no celular, no computador e, além disso, as formas de produção e veiculação com os avanços da internet transformaram os telespectadores também em produtores de conteúdos. Com a entrada do Brasil na era da TV Digital, se anuncia mais uma mudança que promete ser radical em relação a uma nova forma de ver, fazer, fruir as diversas telas. Ao longo do tempo, muitos estudos têm sido feitos acerca da influência política, cultural, social e econômica que as telas (TV, computadores, celulares, etc.) exercem como reflexo da sua intensa participação no nosso cotidiano. Com os avanços tecnológicos que se agregaram a elas, faz-se cada vez mais necessário o estudo e a troca de experiências sobre o novo papel das múltiplas telas na sociedade contemporânea, como elemento de educação, cultura e inserção social.
OBJETIVOS

Geral: Proporcionar um espaço de discussão acadêmica sobre as mídias suas múltiplas configurações técnicas e suas várias formas de organização
Específicos:
1) Proporcionar a interação entre grupos Ibero-americanos preocupados com a problemática Comunicação/Educação.

2) Possibilitar a elaboração conjunta de pesquisas na área.
3) Propor uma agenda continental de estudos, intervenções e publicações para o desenvolvimento da área.
4) Possibilitar a jovens estudantes do ensino fundamental e médio o contato com pesquisadores e incentivar a pesquisa nesse seguimento.
5) Possibilitar a professores do ensino fundamental e médio o contato com a produção acadêmica nesta área e incentivar o desenvolvimento de estudos e a realização de atividades nessa área.

LINK PARA INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES



Nenhum comentário:

Postar um comentário