sexta-feira, 8 de junho de 2012

Governo faz mobilização para reduzir analfabetismo no Estado

O governador em exercício Flávio Arns participou nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, de um encontro de mobilização para o Programa Paraná Alfabetizado. O evento reuniu representantes de entidades da sociedade civil ligadas à educação, visando a formação de uma rede para garantir o maior número de adesões ao programa, que este ano pretende atender 60 mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos não alfabetizados. As próximas turmas do programa serão abertas em agosto, em todo o Estado. Arns destacou a importância da parceria com as entidades para identificar a clientela do programa. Segundo ele, a mobilização desta terça-feira renova o compromisso assumido pelo governo de reduzir ainda mais a taxa de analfabetismo no Estado, caminhando na direção da taxa zero. Dados do Censo Demográfico 2010, do IBGE, apontam que o Paraná tem 6,29% da população não alfabetizada, o que representa cerca de 500 mil pessoas. No País, o índice chega a 9% da população, o que equivale a mais de 13 milhões de pessoas. Flávio Arns afirmou que o Governo do Estado fez este chamamento para que neste ano mais pessoas sejam alfabetizadas. A meta é transformar o Paraná em um Estado livre do analfabetismo.

O secretário de Estado da Educação em exercício, Jorge Wekerlin, afirmou que o Paraná apresenta bons índices na área da educação, como o melhor percentual nacional de alfabetização até os 8 anos. Ele afirmou que é fundamental a parceria com várias entidades .

O programa Paraná Alfabetizado prevê a formação de turmas em escolas estaduais ou municipais, em centros comunitários, sedes dos sindicatos, salas das igrejas, dentre outros espaços físicos alternativos. O programa está na 9ª edição. Nas últimas oito edições foram atendidos 460 mil jovens, adultos e idosos não alfabetizados. Somente em 2011, foram atendidas 35.622 pessoas. O Paraná Alfabetizado é realizado pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Educação. O encontro no Palácio Iguaçu contou com a presença de representantes de entidades como Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, Apaes, Associação Inter-Religiosa de Educação, Associação de Municípios e do Judiciário.


(Repórter: Jurandir Ambonatti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário