sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Execução do Projeto "Cinema e História: A Ficção como Apoio Didático"

No dia de ontem (21 de junho) realizou-se no auditório de História e Artes no Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa a primeira de uma serie de 3 oficinas a serem desenvolvidas pelos bolsistas Pibid e professora Adreane Marceli junto aos alunos do Colégio José Elias da Rocha. O Projeto nomeado "Cinema e História: A ficção como apoio didático" a alguns meses vem sendo idealizado pela professora Adreane em parceria com os bolsistas e consiste na exibição de filmes que abordem temas curriculares que são debatidos ao termino do filme, as inscrições dos alunos interessados em participar destas oficinas foram realizadas essa semana.


Forrest Gump Inaugura a Execução do ProjetoNegrito

A Primeira oficina contou com a presença de aproximadamente 20 alunos do colégio José Elias que foram levados até o campus uvaranas por um ônibus da UEPG. Para inicio da

execução do projeto foi escolhido o filme Forrest Gump, O Contador de Histórias. Embora o filme tenha uma gama muito grande de assuntos possíveis a serem tratados, os acadêmicos responsáveis pelo conteúdo dessa oficina, Hurlan e Lorena, decidiram dar enfoque especial a Guerra do Vietnã. Antes do inicio da exibição da película os acadêmicos distribuíram aos alunos a sinopse do filme bem como um breve resumo sobre o conteúdo a ser observado.









Ao final do filme seguiu-se um a discussão acerca do filme e da guerra do Vietnã. Hurlan e Lorena ainda deixaram com os alunos atividades a serem realizadas com base nas informações contidas no filme e no conteúdo das discussões. Após o termino da oficina os alunos foram levados novamente ao Colégio José Elias.

Assim, em breve teremos as outras duas oficinas restantes com os filmes O Gladiador, e Histórias Cruzadas.
Esperamos que com a mesma massiva participação e com a mesma produtividade que tivemos nesta oficina.

Abraço a todos os Leitores e Colegas. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário