quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Ensino de História do Paraná

A equipe do Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, em reunião esta semana, deu inicio à organização do segundo projeto a ser desenvolvido com os alunos do colégio, ficou então, já definido que, trabalharemos com o Ensino de História do Paraná, o qual deve estar presente no planejamento anual, e é sem dúvida de suma importância, pois possibilita ao aluno se identificar como sujeito histórico. Ao trabalhar com a História Regional e Local, o aluno pode perceber efetivamente a importância da História ensinada na escola, pois este aprendizado diz respeito a elementos do seu conhecimento e cotidiano.

Buscando informações a respeito do Ensino da História do Paraná, encontrei o seguinte texto, escrito por Wilian Bonete (Mestrando em História - UEL) e Maria Paula Costa (Doutora em História - UNESP, Profª. na UNICENTRO), a respeito de um projeto realizado por acadêmicos da UNICENTRO, com turmas de colégios estaduais de Guarapuava PR e que teve como foco o Ensino de História do Paraná.

Logo abaixo, segue a apresentação do projeto e também o link do site que contém o texto na íntegra, falando dos referenciais teóricos, do projeto em si e das experiências vividas pelos participantes.

HISTÓRIA REGIONAL: EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O ENSINO DE HISTÓRIA DO PARANÁ.

O presente texto é resultado final de um projeto de Estágio Supervisionado realizado pelos acadêmicos do 4º ano de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), com turmas do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Estadual em Guarapuava, PR, o qual teve como foco o ensino de História do Paraná. O objetivo deste trabalho é apresentar os relatos dessa experiência e levantar algumas reflexões sobre os pressupostos teórico-metodológicos que nortearam o projeto, bem como o conceito de História Local e Regional.

O projeto de estágio em questão remeteu-se á ausência dos conteúdos de História do Paraná das grades curriculares e ao mesmo tempo atendeu a lei nº. 13.381/01, a qual torna obrigatória no Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública o seu ensino.

Dessa forma o mesmo estruturou-se em eixos temáticos que serão discutidos e apresentados posteriormente, com o intuito de compreender que a História do Paraná teve sua importância no âmbito nacional e que Guarapuava fez parte do contexto paranaense desde sua ocupação até os dias atuais.

Assim, pretende-se repensar a importância do ensino da História Regional salientando que a partir desta e suas peculiaridades, podemos conhecer e compreender melhor a História do Brasil de uma forma geral.

Ao partir de uma abordagem da história local é possível dar significado ao ensino de História de forma produtiva. Steca (2004, p. 21) afirma que a possibilidade da pesquisa sobre a história local, por meio do ensino da História Regional, pode ser capaz além de dirimir a distância entre a história local e a História do Brasil, revelar aos alunos o seu papel enquanto agentes históricos propagadores de sua cultura.

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