A equipe do Colégio Estadual
Padre Carlos Zelesny, em reunião esta semana, deu inicio à organização do
segundo projeto a ser desenvolvido com os alunos do colégio, ficou então, já
definido que, trabalharemos com o Ensino de História do Paraná, o qual deve
estar presente no planejamento anual, e é sem dúvida de suma importância, pois
possibilita ao aluno se identificar como sujeito histórico. Ao trabalhar com a
História Regional e Local, o aluno pode perceber efetivamente a importância da
História ensinada na escola, pois este aprendizado diz respeito a elementos do
seu conhecimento e cotidiano.
Buscando informações a respeito
do Ensino da História do Paraná, encontrei o seguinte texto, escrito por Wilian
Bonete (Mestrando em História - UEL) e Maria Paula Costa (Doutora em História -
UNESP, Profª. na UNICENTRO), a respeito de um projeto realizado por acadêmicos
da UNICENTRO, com turmas de colégios estaduais de Guarapuava PR e que teve como
foco o Ensino de História do Paraná.
Logo abaixo, segue a apresentação
do projeto e também o link do site que contém o texto na íntegra, falando dos
referenciais teóricos, do projeto em si e das experiências vividas pelos
participantes.
HISTÓRIA REGIONAL: EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O ENSINO DE HISTÓRIA DO PARANÁ.
O presente texto é resultado
final de um projeto de Estágio Supervisionado realizado pelos acadêmicos do 4º
ano de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), com
turmas do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Estadual em Guarapuava, PR,
o qual teve como foco o ensino de História do Paraná. O objetivo deste trabalho
é apresentar os relatos dessa experiência e levantar algumas reflexões sobre os
pressupostos teórico-metodológicos que nortearam o projeto, bem como o conceito
de História Local e Regional.
O projeto de estágio em questão
remeteu-se á ausência dos conteúdos de História do Paraná das grades
curriculares e ao mesmo tempo atendeu a lei nº. 13.381/01, a qual torna
obrigatória no Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública o seu ensino.
Dessa forma o mesmo estruturou-se
em eixos temáticos que serão discutidos e apresentados posteriormente, com o
intuito de compreender que a História do Paraná teve sua importância no âmbito
nacional e que Guarapuava fez parte do contexto paranaense desde sua ocupação
até os dias atuais.
Assim, pretende-se repensar a
importância do ensino da História Regional salientando que a partir desta e
suas peculiaridades, podemos conhecer e compreender melhor a História do Brasil
de uma forma geral.
Ao partir de uma abordagem da
história local é possível dar significado ao ensino de História de forma
produtiva. Steca (2004, p. 21) afirma que a possibilidade da pesquisa sobre a
história local, por meio do ensino da História Regional, pode ser capaz além de
dirimir a distância entre a história local e a História do Brasil, revelar aos
alunos o seu papel enquanto agentes históricos propagadores de sua cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário