terça-feira, 8 de maio de 2012

Tropeirismo: O reconhecimento como patrimônio cultural e suas possibilidades de ensino

No sábado, dia 28 de abril, os bolsistas PIBID dos subprojetos de História, Geografia, Letras-Francês e Artes reuniram-se no Museu dos Campos Gerais, para participar do workshop “Tropeirismo: o reconhecimento como patrimônio cultural e as possibilidades de ensino”. O evento foi organizado pela Prof.ª. Dra. Silvana Maura Batista de Carvalho, coordenadora no subprojeto de História e pela Prof.ª Ms. Elizabeth Johansen, diretora do Museu dos Campos Gerais.
O workshop foi ministrado pelo Prof. Silvestre Alves Gomes, Técnico em Turismo Rural, Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino, pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos, compositor, cantor, violonista e autor do projeto de resgate histórico-cultural -  Cancioneiro da Rota  e  do Jogo do Tropeiro – material paradidático sobre o Tropeirismo.
Professor Silvestre começou o workshop com uma introdução situando o movimento tropeiro e suas implicações para a região dos Campos Gerais.  O professor utilizou de várias pinturas para apresentar o tema e também várias músicas foram  apresentadas, o que deu um toque muito especial no evento, tornando-o ainda mais atraente.
As músicas tocadas pelo professor Silvestre são de sua própria autoria, têm como temática o Tropeirismo e servem de apoio para trabalhar  com material paradidático, também por ele desenvolvido “ O jogo do Tropeiro”, pois tem um conteúdo riquíssimo sobre os tropeiros e as tropeadas. Entre as que tivemos a oportunidade de ouvir, destacamos a seguinte

Tropear é Preciso
Letra e música de Silvestre Alves

Ei,  vida tropeira
Sol, chuva, cerração
Ei, vida tropeira
Levar a tropa eu vou
Rumo a São Paulo, pela trilha vou seguindo
Levo a coragem pra trovar o meu destino
Meu bem ficou lá no começo do caminho
Uma saudade machuca meu coração
E na pousada, uma viola me consola
Busco, nas cordas, conforto pro coração
E o chiado da chaleira me convida
Pra brindar a vida na roda de chimarrão
A alvorada vai desbotando as estrelas
E o passaredo anuncia o sol nascer
Sobre uma trempe, aroma de café tropeiro
O sabor da vida é pra quem sabe viver
No vai-e-vem deste destino ventureiro
Busco, primeiro, a divina proteção
Pois os perigos desta vida de tropeiro
Levam, primeiro, quem não tem a devoção

Dando continuidade ao evento, Prof. Silvestre nos apresentou o Jogo do Tropeiro que consiste em jogo de tabuleiro, no qual o objetivo é  levar os peões, passo a passo sobre o traçado que representa o Caminho do Viamão. Os movimentos são determinados pelas cartas que os jogadores descartam e, que possuem particularidades relacionadas às atividades dos tropeiros, bem como as adversidades que encontravam no caminho (fonte: http://www.jogodotropeiro.com.br/jogo.html)
O ministrante nos apresentou o jogo e também sua versão online, quando pudemos jogar e conferir a dinâmica do jogo. O jogo é muito rico em detalhes e um ótimo material para ser usado em sala de aula, além de ser divertido, aborda vários aspectos da viagem dos tropeiros e seu cotidiano.
O workshop foi muito válido para os bolsistas PIBID, pois esta temática é pouco abordada nas escolas que para nós, como futuros professores, conhecer um pouco mais sobre o assunto e pensar em formas diferenciadas de trabalhá-lo em sala de aula é muito relevante.
Gostaríamos de saudar o professor Silvestre, pela sua iniciativa e também agradecer pela sua disposição em nos apresentar seu trabalho, que é muito rico, trazendo muitas contribuições para os professores.
Este Workshop foi o primeiro de uma série de três que ocorreram ao longo dos meses de maio e junho, agora destinado aos acadêmicos de Pedagogia e de História, esperamos que aproveitem tanto quanto nós aproveitamos esta oportunidade, e que apreciem tanto quanto nós apreciamos a iniciativa do Professor Silvestre e seu trabalho.

MAIS INFORMAÇÕES:
Informações sobre o jogo do tropeiro podem ser encontradas no site http://www.jogodotropeiro.com.br/jogo.html, com a explicação de toda a dinâmica do jogo e onde adquiri-lo.

A versão online está disponível em:

As músicas do professor Silvestre e informações de contato estão disponíveis em seu site http://www.cancioneirodarota.com.br/?acao=home, onde é possível encontrar suas canções e letras.

Um comentário:

  1. Gostaria de receber o material, sou professor de historia e na escola estamos desenvolvendo um projeto sobre tropeiros com todas as turmas.
    Meu email é: aledangio@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir