terça-feira, 14 de maio de 2013

Colégio Estadual José Elias da Rocha - Atuação do PIBID




O projeto “Fichas de Leitura” para os alunos dos 6º anos do ensino fundamental tem como objetivo o resgate da identidade do aluno. Os temas são decididos nas reuniões operacionais quinzenais no Colégio José Elias da Rocha e parte da observação em sala de aula para estar presente no cotidiano do aluno. A elaboração do projeto é realizada juntamente com o professor supervisor. Os resultados obtidos no projeto “Fichas de Leitura” é o reconhecimento dos alunos de seus papéis como futuros cidadãos. Eles estão reconhecendo sua identidade nacional e regional através dessas leituras, de forma dinâmica. As fichas foram elaboradas para que os alunos se sentissem instigados a ler, através de imagens e cores vibrantes.
 Juntamente com a ficha que está em uma pasta, contém um caderno no qual os alunos fazem apontamentos do que mais gostou no texto, fazendo um desenho, uma pergunta. Os resultados tem sido os melhores.      Muitos alunos estão colaborando e o projeto ainda está em andamento. As avaliações, feitas sob a supervisão da professora Adreane, apontam para uma melhora no rendimento escolar o que evidenciou uma desmotivação dos alunos devido à mesmice encontrada na escola pública, não devido à má vontade dos profissionais, e sim devido às más condições que se encontra o ensino em nosso país. A ficha de leituras tem contribuído para a valorização do hábito da leitura sendo uma injeção de animo nos alunos. 
Além desse trabalho, o projeto PIBID está auxiliando na elaboração das provas tornando-as mais interessantes: caça-palavras, cruzadinhas, ligue-pontos e etc. Nas correções desse bimestre obtivemos melhores resultados do que nas avaliações de 2012. Nessas avaliações apenas três alunos ficaram em recuperação, o que além de deixar os pais felizes deixou os alunos e toda nossa equipe radiantes.   
Porém nem tudo são flores! As atividades avaliativas foram onde, nós pibidianos, encontramos muitos problemas, principalmente no 8º ano. Muitos alunos têm erros ortográficos e dificuldade nas interpretações dos textos, costumam copiar ao invés de elaborar a resposta. Com o nosso acompanhamento e a explicação da professora, pudemos perceber que eles obtiveram melhores resultados, pois podiam tirar suas dúvidas. Percebemos que os alunos buscam uma atenção que o professor sozinho não consegue dar e com a ajuda do projeto PIBID pode-se notar que as aulas estão fluindo melhor.
Mas o PIBID tem ido além do esperado no que se refere à interdisciplinaridade, isso devido à receptividade dos professores do Colégio José Elias da Rocha. Nesse bimestre o PIBID irá realizar um trabalho em parceria com a diciplina de matemática para a confecção de uma tabuada que vai conter no verso do papel implastificado a História e evolução da matemática.
Com esse trabalho esperamos que os alunos percebam que o conhecimento está interligado e que isso pode torna-lo mais interessante, dinâmico e prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário