segunda-feira, 27 de maio de 2013

Crianças podem aprender sozinhas?

Segundo Sugata Mitra, professor de tecnologia educacional da Universidade de Newcastle, é uma idéia a se pensar, porém ele acredita que nada poderá substituir o professor, pois o mesmo é uma figura essencial . 

Pois bem, mas quem é esse tal de Sugata Mitra e por que ele afirma isso? 
Sugata Mitra foi o maior pesquisador tecnológico, que revolucionou a história da educação com sua metodologia experimental, visando e analizando o uso de computadores em comunidades carentes. Mitra é mais conhecido por seu experimento “Hole in the Wall” (buraco na parede), feito em 1999. “A minha empresa ficava em Kalkaji, Nova Déli, logo atrás de um muro que dividia a parte nobre da cidade da comunidade. Apenas fizemos um buraco na parede – daí o nome do experimento – e colocamos um computador lá, virado para a favela”, conta. 

Além do PC, uma câmera foi instalada em cima do aparelho para verificar o que crianças, que nunca haviam tido contato com tecnologia, fariam naquela situação. 

O experimento mostrou que, apesar de não terem ideia do que aquela máquina representava no início, as crianças foram explorando as possibilidades do computador. Quando uma delas descobria alguma função nova, logo ensinava para as outras como fazer o mesmo. E o mais importante – sem falar uma palavra de inglês, língua na qual a máquina era programada. 

Ao fim do experimento, elas até usavam em seu vocabulário cotidiano palavras como “save”, “exit”, “close” e outros termos relacionados à informática. 

Para Mitra, isso foi uma prova de que as crianças podem usar as novas tecnologias para aprenderem por conta própria. E então ele percorreu várias partes rurais da Índia replicando seu experimento e, ao mesmo tempo, analisando a educação oferecida nestas cidades. 
Ele descobriu que o progresso que as crianças apresentavam quando eram expostas ao computador era o mesmo. Isso mostra que computadores podem, sim, serem usados para ensinar crianças – desde que elas estejam em grupo e possam trocar experiências entre si. Mitra batizou essa forma de educação de método “Minimamente Invasivo”. 

Revolução na educação? 
É nesse ponto que aparece a pergunta inevitável – os computadores podem substituir os professores? Mitra brinca com a resposta: “só os professores que merecem ser substituídos por computadores serão substituídos”. 

Segundo o pesquisador, o problema é que, em áreas mais remotas, como as que ele visitou na Índia, não há professores capacitados. E os poucos mestres locais não estão felizes ensinando por lá – logo, quando aparece uma outra oportunidade de emprego, eles acabam deixando seus estudantes. 

“Não acredito que colocar um computador na mão das crianças de lugares remotos vá resolver todos os problemas, mas acredito que ele possa melhorar várias situações”, explica Mitra. “Se tivéssemos boas escolas em todos os lugares, não precisaríamos disso”. 

E para ele, mesmo que seu método "Minimamente Invasivo" de educação seja aplicado, o professor ainda é uma figura essencial. É ele quem deve estimular a curiosidade das crianças com perguntas e ele será a figura mediadora que irá reunir o resultado das pesquisas dos estudantes e apresentá-los a turma de forma mais clara. 
Mas Mitra faz um alerta: é importante saber que tipo de pergunta fazer. “Perguntar ‘qual é o formato da Terra’ é muito simples, já que há uma resposta fácil e óbvia. Mas ao perguntar ‘por que a Terra é redonda’, estamos apresentando um desafio para as crianças”, conta.   

Mitra também comenta que "a educação está obsoleta", comentando que é preciso de um incentivo à mais para que o aluno se interesse pela aula, onde ele  acredita num sistema que, em vez de "levar as crianças à submissão pelo tédio", criará uma geração mais capaz de se divertir enquanto aprende.

Embaixo está um vídeo do TED 2007 em que Mitra comenta seu experimento. 

http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/sugata_mitra_shows_how_kids_teach_themselves.html


E vocês, acreditam que as crianças podem aprender sozinhas ou que poderemos criar uma geração que se interesse pelo estudo sem ser por "submissão e tédio" ???

Fontes: Revista Galileu 2012. ted.com. Revista Super Interessante 2013.

2 comentários:

  1. Acredito que é possivel proporcionar uma educação mais atrativa para as próximas gerações. Mas isso irá depender do empenho dos acadêmicos,professores e pesquisadores do assunto elaborarem uma abordagem específica, levando em consideração a diversidade de possibilidades.

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  2. Não concordaria ver no futuro uma escola que dispense professores ou se sustente de forma autônoma. Mais temo que a informatização comece a diminuir o papel do professor perante a sociedade, nós professores devemos repensar nossa função (profissão) e nosso modo de ensinar, sobretudo, para que não sejamos obsoletos e facilmente superados.

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