terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto Fichas de Leituras


        No mês de abril os alunos bolsistas do subprojeto de História PIBID-UEPG 2011/2013, juntamente com a professora supervisora, deram início ao Projeto de ensino complementar - Fichas de Leituras, às turmas dos 6º anos do ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio. O Projeto visa incentivar os alunos do Colégio, assim como seus pais, à prática de leitura. 
        O Projeto baseia-se na produção de textos sobre temas de interesse dos alunos, ligados à sua realidade, sobre história local e nacional, relacionados à ressignificação de datas comemorativas. Os textos propostos mensalmente, são elaborados em linguagem adequada à faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no entanto as temáticas são as mesmas.
         Por isso, para o mês de Abril, o mês do descobrimento do Brasil, da comemoração do dia do índio foi elaborado um texto com a temática da formação do povo brasileiro abordando as diferentes culturas e etnias presentes em nosso País. O outro texto enfoca uma realidade presente no dia-a-dia dos estudantes que é uma abordagem sobre a história do Bairro de Olarias, apontando sua origem e seus pontos de referências. 
       A metodologia para a execução do projeto é fazer com que cada aluno leve os textos para casa, que leiam, reflitam e anotem um comentário sobre o texto no caderno que acompanha o kit de leitura. Pretende-se que, além do aluno, os pais ou responsáveis possam ler e fazer suas anotações, comentários, críticas e sugestões para a próxima ficha de leitura. Após a leitura o aluno deve entregar o material para o outro colega que fará o mesmo procedimento, até que todos os alunos tenham procedido a leitura.
      A expectativa é que os alunos gostem, que os pais também. Os demais professores do colégio ficaram muito contentes com a iniciativa do PIBID e deram sugestões de temas para a elaboração doe textos, na reunião de replanejamento no Colégio ocorrida na última sexta feira dia 12/04, quando os pibidianos fizeram apresentação do projeto.
      Vamos aguardar os resultados, torcendo para que sejam satisfatórios.

      Conheçam os textos do mês de abril:
            

   


Um comentário:

  1. Gostei da ideia, vem de encontro a necessidade de desenvolvimento da leitura dos alunos. Alem de criar hábitos nos mesmos. Otimo post Hurlan Jesus

    ResponderExcluir