segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Projeto de Leitura "Lendo e Escrevendo"!





BOA NOITE!
Na última sexta-feira dia 7 de outubro de 2011, os integrantes da Equipe PIBID 2011 do Colégio Padre Carlos Zelesny estiveram reunidos para definirem as últimas questões referentes ao projeto de leitura "Lendo e Escrevendo", que iniciará na próxima segunda dia 1o.
O projeto contará com a participação dos alunos da sexta série, que foram divididos em 6 grupos. Os alunos componentes de cada grupo foram selecionados pelos bolsistas, através de um processo de seleção o qual constava duas atividades referentes a leitura, escrita e interpretação de texto. Após análise de todas as atividades, foram escolhidos os alunos que tiveram maior dificuldade em realizar os exercícios propostos. Dessa maneira, verificando a disponibilidade de cada aluno, foram divididos os grupos, com em média 10 alunos cada, sendo que cada grupo terá um encontro semanal no contra turno com duração de 1h30min.
Dessa maneira, amanhã ás 8h e 20min, o Grupo 1 iniciará suas atividades, com os bolsistas: Carina, Ramon e Marília. Boa sorte aos meus colegas! Posterior ao encontro postaremos fotos do mesmo.
Torcemos para que o início desse nosso projeto tenha o mesmo sucesso que o projeto realizado
pelos nossos colegas no Colégio Estadual José Elias da Rocha.
Abraços, :D

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PNLL

Pessoal, olhem só que interessante o PNLL ( Plano Nacional do Livro e Leitura), com vários projetos e programas de leitura.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Primeiro dia, curtindo ler

Hoje, como já havia sido anunciado aqui no blog, seria o primeiro dia da oficina na escola José Elias da Rocha, Projeto Eu curto ler: redescobrindo a leitura. Havíamos planejado para o dia de hoje apenas um horário de oficinas que seria das 15:30 as 17:00, e o resto do tempo iríamos utilizar para planejamento e afins. Porem, surgiram na escola no horário das 13:30, 5 alunos que estavam inscritos originalmente no horário das 15:30 e nos pediram para mudar seus horários, para que suas oficinas começassem as 13:30 já no dia de hoje, visto que não poderiam participar no próximo horário, então executamos este remanejamento (A Professora Silvana sempre diz que o plano de aulas é flexível, eu diria que todo planejamento é flexível e mutável de acordo com a necessidade).

Assim iniciamos o grupo 1 de oficinas às 13:30, começamos a reunião falando um pouco sobre o projeto, passando para os alunos a forma de avaliação, alguns detalhes práticos quanto a atitudes deles no contra-turno durante o projeto.
Em seguida, iniciamos uma atividade, que consistia em uma dinâmica (clique aqui para ver as regras) tivemos a participação de todos os alunos e bolsistas de forma muito alegre e descontraída. Após duas rodadas da dinâmica decidimos passar a escolha do tema da próxima reunião e foi decidido que será relacionado a "musica e cinema".
Às 15:30, no grupo 2, tivemos uma pequena decepção, já que apenas 2 alunos do horário compareceram. Por motivos que desconhecemos, muitos alunos faltaram, (essa semana iremos descobrir os motivos e tentaremos solucioná-los). Enfim, executamos a mesma dinâmica com os 2 alunos, e os bolsistas Adriano, Diego, Guilherme e Lorena, também tivemos a participação total dos alunos, ao final do encontros foi eleito o tema musica para a próxima reunião.

Essas foram as nossas atividades de hoje, realmente as atividades correram muito bem e o projeto se inicia com um relativo sucesso que esperamos se intensificar. Desejamos a mesma sorte e sucesso que tivemos no dia de hoje para os próximos grupos que irão realizar as atividades na quarta-feira, e em breve aos nossos amigos do colégio Padre Carlos. Um grande abraço a todos.


Obs.: Em breve postaremos as fotos das atividades na escola.

Dinâmica de apresentação

A fim de que os integrantes de cada grupo se conhecessem, e para promover a integração dos inscritos no projeto, desenvolvemos esta atividade, adaptando os procedimentos descritos pela professora Zailda Coirano para o blog Questão de classe: um blog de professora para professor.

A dinâmica consiste em, a partir do número aleatório de um dado, iniciar uma explanação sobre o tema representado pelo cubo, quais sejam:
    1. Escola
    2. Casa, família e amigos
    3. Lazer
    4. Vida profissional
    5. Vida amorosa
    6. Crenças
Prosseguindo da seguinte maneira:

Sentados em círculo, os inscritos decidirão quem iniciará a rodada jogando o dado. De acordo com o número que "cair", o participante deverá começar sua fala sobre o assunto indicado. Se "cair" o número 4, por exemplo, deverá discorrer sobre sua vida profissional, falando sobre experiências, projeções etc..

Terminando a primeira fala, será aberto espaço para perguntas sobre o mesmo tema à esta pessoa, que em seguida apontará outro participante para jogar o dado.

Não se pode repetir o escolhido, até que todos tenham participado do jogo, sendo iniciada nova rodada quando isto ocorrer.

É hoje!

Falta meia hora para o início do projeto!!!

Hoje pela manhã passamos nas salas de aula para colar as listas de inscritos, separados por grupos, e entregar as fichas de autorização que os alunos deverão trazer assinadas pelo responsável.

Enquanto fazíamos isto, muitos alunos nos questionaram sobre a existência de vagas nos grupos, sendo encaminhados para a inscrição, que será feita hoje no período da tarde (antes do encontro do primeiro grupo).

Conversamos, também, com os professores de História e Língua Portuguesa, para que disponham de parte da nota aos alunos que se inscreverem e frequentarem o projeto, sendo que apenas um dos professores não concordou com esta prática. Veja quem são os professores que estão colaborando:

  • Joana (português) - 3º ano
  • Maury (história) - 1º e 3º ano
  • Regina (português) - 1º e 2º ano
  • Viviane (português) - ensino fundamental
Em breve postaremos sobre o primeiro encontro com os grupos.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Rondon: a construção do Brasil e a causa indígena

A Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Sociedade de Amigos do Museu do Índio (SAMI), o Museu do Índio e a FUNAI, enviou um conjunto pedagógico, parte do Projeto Memória, composto por almanaque histórico, guia de orientação ao professor, cartaz e DVD-ROM para mais de 5000 bibliotecas públicas do país, incluindo aquelas instaladas nas escolas e colégios estaduais.



As bibliotecas foram avisadas sobre a doação, mas algumas ainda não retiraram o conjunto na agência do Banco Brasil, o que precisa ser feito para evitar que este seja devolvido à Fundação.

Conseguimos, através de funcionários da agência, o conjunto destinado à biblioteca do Colégio Estadual José Elias da Rocha, que será encaminhado na próxima segunda-feira.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o sítio:

Para maiores informações sobre a obra em questão, acesse o sítio:

Eu curto ler! Redescobrindo a leitura (colheita de dados)

Conforme último post, seguem abaixo os gráficos demonstrativos da área de interesse dos inscritos no projeto, bem como suas sugestões de prêmios.


Os dados foram colhidos durante a inscrição para o projeto, sendo permitidas escolhas múltiplas.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Eu curto ler! Redescobrindo a leitura (divulgação e inscrições)

Ontem e hoje os bolsistas do subprojeto 2011 de História, locados no Colégio Estadual José Elias da Rocha fizeram a divulgação e inscrições para o projeto "Eu curto ler! Redescobrindo a leitura".

A divulgação foi feita em todas as turmas do ensino médio, nas salas de aula, durante as duas primeiras aulas do turno matutino. Os cartazes impressos foram colados nestas salas.

Conforme divulgado nos cartazes, a inscrição foi feita no horário do recreio, quando os bolsistas postaram-se no pátio com as fichas que continham campos para nome, data de nascimento, série/turma, endereço, telefone, e-mail, áreas de interesse e sugestões de prêmios para a fase final.



Tivemos 44 inscrições de alunos do ensino fundamental e médio, número que consideramos excelente.

Assim que pudermos, divulgaremos a lista de interesses dos inscritos, bem como as sugestões de prêmios.

Segunda-feira iniciaremos a primeira fase do projeto, provavelmente com um videoclipe ou algumas charges.

ACEITAMOS SUGESTÕES.