Os alunos da turma de aceleração
do 6º ano “F” esta semana fizeram uma atividade em que envolvia percepção e
conhecimento de fontes históricas.
Inicialmente foram questionados
quanto ao conceito de história que conheciam o qual foi anotado no quadro de
giz, em seguida foi lhes explicado e debatido o conceito contido do livro
didático “Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos Jr como sendo o estudo
dos seres humanos no tempo.
Da mesma forma o objeto de estudo
da História foi debatido, concluindo que a História verifica através das fontes
históricas, as mudanças e as permanências ocorridas nas sociedades. Buscando
aliar teoria e prática, os alunos receberam a missão de observar fotos em que
apareciam locais da cidade de Ponta Grossa, com o antes e o depois, e produzir
um pequeno texto com as observações das mudanças e permanências.
Para finalizar os trabalhos, foi
montado um mural com as produções e os objetos analisados.
A atividade foi realizada com o
6º ano “F” do Colégio Est. Profª Linda Salamuni Bacila sob a supervisão do
Prof. Marcelo Kloster e dos acadêmicos do PIBID-História-UEPG. Isabele, Isaias,
Leon, Lucas, Lucas Oliveira e Murilo.
O objetivo da atividade busca
contemplar parcialmente as expectativas de aprendizagem propostas pela SEED
para História, no qual o aluno deve compreender as noções de continuidade e
ruptura, bem como entenda que lugares da memória são construídos
historicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário