quarta-feira, 22 de abril de 2015

Identificando mudanças e permanências

Os alunos da turma de aceleração do 6º ano “F” esta semana fizeram uma atividade em que envolvia percepção e conhecimento de fontes históricas.


Inicialmente foram questionados quanto ao conceito de história que conheciam o qual foi anotado no quadro de giz, em seguida foi lhes explicado e debatido o conceito contido do livro didático “Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos Jr como sendo o estudo dos seres humanos no tempo.

Da mesma forma o objeto de estudo da História foi debatido, concluindo que a História verifica através das fontes históricas, as mudanças e as permanências ocorridas nas sociedades. Buscando aliar teoria e prática, os alunos receberam a missão de observar fotos em que apareciam locais da cidade de Ponta Grossa, com o antes e o depois, e produzir um pequeno texto com as observações das mudanças e permanências.

Para finalizar os trabalhos, foi montado um mural com as produções e os objetos analisados.
A atividade foi realizada com o 6º ano “F” do Colégio Est. Profª Linda Salamuni Bacila sob a supervisão do Prof. Marcelo Kloster e dos acadêmicos do PIBID-História-UEPG. Isabele, Isaias, Leon, Lucas, Lucas Oliveira e Murilo.


O objetivo da atividade busca contemplar parcialmente as expectativas de aprendizagem propostas pela SEED para História, no qual o aluno deve compreender as noções de continuidade e ruptura, bem como entenda que lugares da memória são construídos historicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário