Nem tudo no Ensino de história é ensinar a pensar historicamente. Quando o Professor começa a lecionar em alguma escola pública ele recebe o chamado diário de classe. Esse documento tem a função de registrar tudo o que ocorre na sala de aula, como por exemplo:
- Lista de Presença
- Notas finais e parciais
- Ocorrências com alunos
- Conteúdos e atividades ministradas
- Metodologia das atividades
- Atestados e justificativas de faltas
Para um professor iniciante esse trabalho acaba por se tornar complexo, pois para utilizar o livro ele apenas dispõe das pequenas instruções das pedagogas. A quantidade de turmas que ele leciona pode ainda levá-lo a se perder em meio a tantos livros.
Notamos então a importância desse documento escolar na vida do professor e do futuro professor de educação básica, e por isso os Acadêmicos-Bolsistas do Colégio Estadual José Elias da Rocha estão sendo introduzidos ao trabalho de registro diário.
Um dos três pilares do PIBID é contribuir com a formação inicial, esse atividade que está sendo desenvolvida é exclusivamente uma contribuição nesse sentido. Os bolsistas contam com o apoio da professora supervisora Adreane Marceli Willenborg, que possui dez anos de experiência na educação básica e pode compartilhar um pouco dela com os bolsistas, enriquecendo a formação dos mesmos.
Essa atividade se desenvolverá a princípio com os bolsistas recebendo orientações detalhadas de como usar o diário de classe. Mas para o aperfeiçoamento dessa tarefa é necessário prática, no caso então cada acadêmico receberá um livro e ficará responsável pelo seu preenchimento durante o ano.
O exercício só tem a contribuir com a formação dos futuros professores de história, pois auxilia em um elemento relacionado diretamente à prática docente em sala de aula.
Para mais informações o núcleo regional de educação disponibiliza alguns slides sobre o registro de classe, basta clicar aqui .
Nenhum comentário:
Postar um comentário