sábado, 25 de agosto de 2012

Seminário estadual avalia impactos do PIBID no Paraná

por Neomil Macedo

Relatos de experiências e troca de idéias integram a pauta de debates do I Seminário Estadual Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, nesta sexta e sábado (24 e 25), no Cine Teatro Pax e Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento ouvirá as vozes de supervisores, coordenadores, professores e alunos, sobre experiências vividas no cotidiano das escolas de educação básica estaduais, práticas exitosas conquistadas, materiais produzidos e pesquisas realizadas.
O seminário terá abertura no Cine Teatro Pax-UEPG, às 8h30, com apresentação artística de representantes da Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv). Na sequencia, após o ato solene de abertura, a professora Fernanda Scaciota Simões da Silva, diretora de Políticas e Programas Especiais da Secretaria de Estado da Educação (SEED), profere palestra com o tema “Trajetória e impacto do PIBID no Paraná”, tendo como mediadora a pró-reitor de Graduação da UEPG, professora Gracite Tozetto Góes.
“A realização deste seminário se constitui em uma oportunidade de conhecer, socializar, discutir e repensar aquilo que acontece nas instituições formadoras (universidades), no interior das escolas e na interface entre elas”, diz a coordenadora do evento Maria Odete Vieira Tenreiro. Dentro desse objetivo, a organização recebeu a inscrição de mais de 600 trabalhos. Destes foram selecionados 530 projetos de 11 instituições, nas categorias ‘material pedagógico’, ‘apresentação oral’ e ‘painéis’. Trabalhos estes que serão apresentados nas salas de aula do Bloco A, no Campus Central da UEPG.
A organização espera a participação de mais de mil pessoas, entre estudantes, dirigentes e professores universitários e da educação básica envolvidos com o PIBID, principalmente, na participação nas mesas redondas, programadas para o auditório do Campus Central. Serão quatro exposições na sexta-feira e duas no sábado, com relato de experiências vivenciadas por professores e alunos das diversas instituições que atuam no âmbito do PIBID, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) que visa à elevação da qualidade da formação de professores nos cursos de licenciatura, através da sua inserção no cotidiano das escolas da rede pública.
Na primeira mesa programada para sexta-feira serão relatadas experiências nas licenciaturas de Pedagogia, Música e Diversidade, por representantes da UEPG, Faculdade de Filosofia de União da Vitória (Faviuv) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a mediação do professor Awdry Miquelin da (UTFPR). Na mesa 2, serão relatadas práticas exitosas nas licenciaturas de Matemática, Química, Letras/Espanhol e Filosofia, pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e UFPR. A mediação será da professora Deise Cristina de Lima Picanço (UFPR).
Na mesa 3, os relatos se experiência reúnem as licenciaturas de Geografia, Letras/Inglês, Educação Física e Ciências Biológicas da Unioeste, UTFPR, UEPG e UFPR, com a mediação da professora Carla Silva Pimentel (UEPG). Na quarta mesa programada para sexta-feira, será desenvolvido o debate sobre “Impactos do PIBID nas IES do Paraná: a experiência da UEPG, UFPR, UEL e Faviuv”, mediado pelo professor José Carlos de Melo, da Universidade Federal do Maranhão (UFM).
No sábado, será tratado o tema “O PIBID na escola: saberes docentes em construção”, com a presença de supervisores das escolas envolvidas com o PIBID, em mesa mediada pela professora Joseli Camargo (UEPG). A temática “O PIBID na escola: saberes docentes em construção” fecha a programação de exposições de experiências, com a mediação do professor Sérgio Arruda (UEL). O encontro terá ainda a exposição de material didático, lançamento de livros e apresentações culturais.

Para mais informações consulte a programação no endereço http://eventos.uepg.br/pibidpr/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário