Sou um dos três novos integrantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência - Subprojeto de História), e nesses poucos dias de participação devo afirmar que está atendendo minhas expectativas. Esse programa tem de caráter inovador de colocar o acadêmico de Licenciatura em contato com a realidade escolar, o que muitas vezes passa despercebido no âmbito acadêmico, onde existe muita teoria e pouca atividade prática.
Nesses últimos dias pude, com a aproximação da sala de aula, entender de como é realizado o trabalho do professor (exclusivamente da professora Adreane – Professora de História), as estruturas e os aspectos positivos e negativos das escolas (exclusivamente do Colégio José Elias da Rocha) que é muito interessante para a minha formação.
A participação no PIBID também está me proporcionando entender ainda mais sobre a importância da carreira profissional do professor como as discussões sobre diretrizes de base da educação, discussões sobre os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).
Sem dúvida o PIBID, esse projeto é de extrema importância na formação para docência e, particularmente acredito que deveria estar obrigatoriamente na grade curricular de todos os cursos de Licenciaturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário