Após tomarem conhecimento da
decisão da CAPES por meio da professora Silvana Maura Batista de Melo, os professores e pibidianos iniciaram as
discussões a respeito de como seria aplicado o projeto em questão.
No Colégio Linda Salamuni
Bacila, após as discussões iniciais sobre o projeto, optou-se pela realização
de uma Oficina, pois a Metodologia da Oficina favoreceria tanto à participação
dos alunos quanto a integração e aprendizagem dos pibidianos e do professor
coordenador, Marcelo Kloster.
A oficina se dividiu em três etapas:
-Apresentação executada
pelos acadêmicos do projeto sobre a História das Copas, situando os alunos no
contexto da criação do evento, e suas implicações políticas, econômicas e
sociais. A apresentação foi acompanhada de Slides demonstrativos, com uma
rápida explanação sobre cada edição do evento.
-Debate com os alunos,
dirigido pelos acadêmicos, com base no texto ''Que fazer para que a Copa do
Mundo de 2014 beneficiar o Brasil'', o qual apresenta prós e contras em relação
a realização do evento, idealizando criar posicionamento crítico a partir de
comparações com a realidade dos alunos.
-Confecção de cartazes,
executada pelos alunos, demonstrando seus respectivos posicionamentos e
opiniões sobre a realização do evento. Para a confecção, foram utilizados
recortes de revistas. Em seguida, os alunos apresentaram seus cartazes,
explicando seu posicionamento em relação ao evento.
RESULTADOS
OBTIDOS:
Os objetivos iniciais do
projeto foram alcançados, não de maneira igual em todos os alunos, pois pôde-se
observar que o assunto foi aprofundado em diferentes graus por casa aluno.
Podemos afirmar que todos os alunos participaram do debate e expressaram sua
opinião, seja através dos cartazes ou oralmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário