sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Projeto Copa: O que ganham os brasileiros?

No ano de 2014, o Brasil sediou a Copa do Mundo FIFA. Em decorrência da mobilização da sociedade brasileira para receber este evento, a CAPES decidiu-se pela realização de um projeto relacionado à Copa. Este teria como objetivo possibilitar ao aluno do Ensino Fundamental e Médio, ter uma visão crítica do evento.
                Após tomarem conhecimento da decisão da CAPES por meio da professora Silvana Maura Batista de Melo, os professores e pibidianos iniciaram as discussões a respeito de como seria aplicado o projeto em questão.
                No Colégio Linda Salamuni Bacila, após as discussões iniciais sobre o projeto, optou-se pela realização de uma Oficina, pois a Metodologia da Oficina favoreceria tanto à participação dos alunos quanto a integração e aprendizagem dos pibidianos e do professor coordenador, Marcelo Kloster.
            

              A oficina se dividiu em três   etapas:

                        -Apresentação executada pelos acadêmicos do projeto sobre a História das Copas, situando os alunos no contexto da criação do evento, e suas implicações políticas, econômicas e sociais. A apresentação foi acompanhada de Slides demonstrativos, com uma rápida explanação sobre cada edição do evento.
                       -Debate com os alunos, dirigido pelos acadêmicos, com base no texto ''Que fazer para que a Copa do Mundo de 2014 beneficiar o Brasil'', o qual apresenta prós e contras em relação a realização do evento, idealizando criar posicionamento crítico a partir de comparações com a realidade dos alunos.
                 -Confecção de cartazes, executada pelos alunos, demonstrando seus respectivos posicionamentos e opiniões sobre a realização do evento. Para a confecção, foram utilizados recortes de revistas. Em seguida, os alunos apresentaram seus cartazes, explicando seu posicionamento em relação ao evento.




RESULTADOS OBTIDOS:
Os objetivos iniciais do projeto foram alcançados, não de maneira igual em todos os alunos, pois pôde-se observar que o assunto foi aprofundado em diferentes graus por casa aluno. Podemos afirmar que todos os alunos participaram do debate e expressaram sua opinião, seja através dos cartazes ou oralmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário