quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Escola usa timeline para ensinar história Auge e queda de União Soviética é um dos quatro temas estudados pela 4e Gymnasium Asterdam

Uma escola europeia está usando a timeline do Facebook para recapitular importantes eventos históricos que transformaram a sociedade. 

Por meio de posts e links, a 4e Gymnasium Amsterdam quer estimular o diálogo entre os estudantes de uma forma menos maçante que a sala de aula.

Quatro matérias são estudadas: invenções do século XX, história da moda desde 1950, o auge e a queda da União Soviética e as viagens de Ferdinand Magellan, pioneiro ao se aventurar pelos Oceanos Atlântico e Pacífico nos idos de 1520.

De acordo com o PSFK, o conteúdo e a cronologia com que os fatos são narrados dão aos estudantes melhor experiência para a compreensão de temas sociais e culturais. As aulas estão abertas a qualquer um.
Magellan
Você acha que esta ideia cairia bem no Brasil? Deixe sua opinião abaixo. 

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/escola-usa-timeline-para-dar-aula-de-historia

 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ranking Universitário Folha

A "Folha de São Paulo" publicou recentemente o R.U.F. (Ranking Universitário Folha), contendo em sua listagem 188 universidades brasileiras. Para estabelecer as posições no ranking, a Folha criou uma metodologia própria baseada em outros métodos de avaliações internacionais, cujos indicadores são: qualidade de pesquisa, qualidade de ensino, avaliação do mercado e indicador de inovação. A Universidade Estadual de Ponta Grossa se situa na posição 54, e os indicadores constam:

- Qualidade de ensino: 0*
- Qualidade de pesquisa: 39,69
- Avaliação do mercado: 5,84
- Indicador de Inovação: 0,5
- Nota Total: 46,03

Em primeiro lugar esta a Universidade de São Paulo, cujos indicadores são:

- Qualidade de ensino: 19,68*
- Qualidade de pesquisa: 54,38
- Avaliação do mercado: 19,78
- Indicador de Inovação: 4,95
- Nota Total: 98,78

O indicador *"Qualidade de ensino" é realmente preocupante, levando em consideração que este índice vai de 0 à 22 ! Porém, a forma que este índice foi obtido pode trazer algumas dúvidas: "o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq?, amostra definida para representar o grupo dos melhores cientistas e docentes do país. A um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 20 pontos.". De qualquer forma, a UEPG tem muito para evoluir ainda na pesquisa e na qualidade dos docentes principalmente nas licenciaturas. Na imagem a seguir os indicadores das universidades do Paraná.

FÓRUM DAS LICENCIATURAS 2012

   O Fórum das Licenciaturas na UEPG tem como temática principal para o ano de 2012, “ Docência e Compromisso”” 
Este evento oportuniza  cada vez mais a consolidação da de identidade das Licenciaturas compartilhando experiências educacionais entre os acadêmicos e professores dos Cursos de Licenciatura ofertados pela UEPG.
É um evento aberto à comunidade em geral, e se destina, principalmente, a professores e alunos de todas as áreas de conhecimento que trabalham com a educação.
O Fórum terá como local de realização o Cine Teatro Ópera, dias 02 e 03  de outubro, nos períodos tarde (13h45min) e noite (19h), com inscrições de 24 de setembro a 28 de setembro, gratuitamente, nos colegiados dos cursos de Licenciatura da Instituição.
Numa promoção conjunta com a Prograd e a Comissão Permanente das Licenciaturas, o Fórum se caracteriza por reunir professores e alunos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química para retomar e avançar nas discussões já realizadas sobre os cursos de licenciatura da instituição.
O Fórum contará com as palestrantes convidadas Profª Drª Bernardete Angelina Gatti, da Fundação Carlos Chagas – SP e da Profª M.ª Juliana Zilli Blye da PUC-pr. Também palestras serão proferidas por docentes da UEPG,  Prof.Dr. Luiz Antonio Bastos Bernardes e Prof. Dr. Miguel Archanjo de Freitas Junior.
Fará também parte da programação do Fórum  uma sessão de pôsteres,
Realização:
O Fórum das Licenciaturas é uma das seis ações no plano institucional, do Programa de Consolidação das Licenciaturas- Prodocência-UEPG  apoiado pela CAPES

A execução do Fórum das Licenciaturas da UEPG é feita pela Comissão Permanente das Licenciaturas- COPELIC   - numa realização conjunta com a da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade.
Conta também com o apoio do PIBID-UEPG,  Pró-Reitoria de Administração da UEPG, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e da Caixa Econômica Federal.